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Prefeitura de Aurora já arrecadou mais de trezentos mil e quinhentos reais com taxa de iluminação pública

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Em Aurora, luz dos postes estão acesas dia e noite há mais de um ano. – Foto: Reprodução/TV Verdes Mares

Por Henrique Macêdo

No período de janeiro de 2018 a outubro de 2019 a arrecadação do município de Aurora com a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública (Cosip), conhecida como taxa de iluminação pública, foi de R$ 387.780,02 (trezentos e oitenta e sete mil e setecentos e oitenta reais e dois centavos).

O valor é referente à cobrança incluída na conta de energia elétrica de cada consumidor aurorense, com média mensal de arrecadação superior a 21 mil reais, com base no ano de 2018, quando foram arrecadados R$ 257.469,63 (duzentos e cinquenta e sete mil e quatrocentos e sessenta e nove reais e sessenta e três centavos).

A taxa é lançada e cobrada mensalmente na fatura da conta de energia. Esta cobrança ocorre independentemente se o serviço de iluminação pública atende aos moradores satisfatoriamente ou não.

A taxa de iluminação pública (Cosip) deve ser direcionada para a melhor qualidade de vida dos moradores, principalmente durante as atividades noturnas. Ela também constitui um importante componente para a segurança pública da população, no que se refere ao tráfego de veículos, pedestres e a prevenção da criminalidade.

Os cidadãos assim como também os vereadores, tem utilizado as redes sociais e a tribuna da Câmara Legislativa para denunciar as deficiências na iluminação pública, solicitando reparos, melhorias e ampliação.

De acordo com a prefeitura, a contribuição para custeio do serviço de iluminação pública não é suficiente para atender a demanda do município, com isso, erário público municipal tem investido recursos próprios para arcar com a troca de luminárias.
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