Ceará lidera ranking nacional do Ideb 2019
Foto:
Carlos Gibaja
O Ceará consolidou sua posição como referência de educação
pública de qualidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
2019, divulgado nesta terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação. A
rede pública estadual cearense superou a meta proposta para 2019 e alcançou o
melhor resultado do país nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Nesta etapa da educação básica, o estado obteve 5,2 pontos, ultrapassando a
projeção para 2019 (4,6).
O resultado do Ideb da rede pública cearense foi
apresentado pelo governador Camilo Santana durante live nas redes sociais nesta
terça-feira (15). O evento contou, ainda, com as participações da
vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela. Ainda
de acordo com o principal indicador que avalia a qualidade da educação básica,
o Ceará apresenta a melhor evolução nos anos iniciais do Ensino Fundamental (do
1º ao 5º ano) quando comparado às demais unidades da federação. A rede pública
alcançou a nota 6,3 em 2019, superando em 1,5 ponto a meta estabelecida pelo
Ministério da Educação (MEC).
Ao longo dos últimos 14 anos, o Ceará segue avançando nesta
etapa do Ensino Fundamental, conquistando a melhor evolução do Brasil no Ideb.
Saiu de 2,8 em 2005 para 6,3 em 2019. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e
Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o ritmo de crescimento é quase
duas vezes superior à média brasileira, que, no mesmo período, passou de 3,6
para 5,7.
O governador Camilo Santana ressalta o empenho dos
profissionais da Educação para a consolidação dos avanços, de forma contínua,
ao longo do tempo. “A cada ano temos melhorado os resultados, sendo referência
para o Brasil e para instituições internacionais que avaliam as políticas
públicas na área educacional. Isso significa que as nossas crianças e jovens
terão um futuro melhor”, pontua.
Ainda com relação aos anos iniciais, o Ceará é o estado com
a maior porcentagem de municípios que atingiram a meta projetada pelo MEC, com
98,9% do total. Ou seja, dos 184 municípios cearenses, 182 atingiram o objetivo
estipulado.
Além disso, 131 municípios cearenses (71,2%) atingiram a
média 6, valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável
ao dos países desenvolvidos, conforme a Organização para a Cooperação e
Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Dos 184 municípios cearenses, 154 obtiveram resultado acima
do esperado nos anos finais do Ensino Fundamental, representando índice
superior a 83,7% das redes públicas municipais.
De acordo com o Ideb, o Ceará obteve ainda os melhores
resultados nas duas etapas do Ensino Fundamental entre os estados do Norte e do
Nordeste.
No Ensino Médio, a rede pública estadual do Ceará saiu de
3,8, em 2017, para 4,4 em 2019. O resultado demonstra uma aproximação da meta
estipulada, que era de 4,5, deixando o estado em 4º lugar nacional e em segundo
do Nordeste após Pernambuco (4,5).
Continuidade
A vice-governadora Izolda Cela destaca o valor do trabalho
desenvolvido desde as primeiras séries da educação básica para a superação
constante. “É um crescimento notável, que mostra o vigor de um esforço.
Mostra-se mais importante ainda porque faz frente às adversidades
socioeconômicas que ainda enfrentamos. Esses municípios não aparecem em
destaque do nada. Quando observamos a série histórica, vemos que eles já vêm
ocupando os primeiros lugares, mostrando uma sustentabilidade da política
educacional”, observa.
A secretária Eliana Estrela salienta a questão da equidade
nos resultados. “É uma satisfação muito grande, é o dever sendo cumprido. O
Ceará é um estado pobre que vem acreditando muito na educação e investindo na
escola de tempo integral e na educação profissional, criando oportunidades
importantes para a juventude”, acrescenta.
Ranking
dos 100 melhores resultados
De acordo com o Ideb, 21 municípios cearenses e 79 escolas
estão entre os 100 melhores resultados do Ideb dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Nos anos finais, 21 municípios e 73 escolas estão no ranking dos
100 melhores resultados do país. Já no Ensino Médio, são 21 escolas da rede
estadual entre as 100 melhores do Brasil no Ideb.
Os bons resultados obtidos no Ensino Fundamental são
atribuídos ao regime de colaboração entre estado e municípios, que proporciona
intervenções do 1º ao 9º ano, por meio do Programa Aprendizagem na Idade Certa
(Mais Paic), desenvolvido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da
Educação (Seduc). Há o acompanhamento das redes municipais com suporte às
secretarias municipais por meio de formações, auxílio técnico-pedagógico e
disponibilização de materiais pedagógicos.
A partir deste trabalho e das ações colocadas em prática na
rede pública estadual, a expectativa é de que os avanços identificados se
estendam ao Ensino Médio. Programas como as Escolas de Ensino Médio Regular em
Tempo Integral (EEMTIs), as Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) e
a Política de Desenvolvimento Socioemocional são exemplos de iniciativas que
contribuem para a melhoria da qualidade da educação.
Ascom
SEDUC
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