Saiba o que pode e o que não pode no retorno às aulas; prefeitura de Aurora permanece autônoma para decidir sobre o próprio plano de retomada
Foto: Tiago Stille/Gov. Ceará
Foi divulgado na tarde desta terça-feira, 22 de setembro,
pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), uma guia que traz detalhes de como
deve ocorrer a retomada gradual das atividades escolares no Estado. O documento possui 63 páginas, reunindo orientações para instituições de ensino,
professores, estudantes, pais e responsáveis.
Etapas
Serão quatro etapas, sendo uma de transição e outras três
“especiais”.
1ª etapa – 7 dias;
2ª, 3ª e 4ª etapa – cada uma com 14 dias.
O que
pode
Adaptar horários de entrada e saída das aulas presenciais
para evitar aglomerações;
Reorganizar turmas para garantir que os alunos possam ser
acomodados com distância igual ou superior a 1,5 metro entre si;
Estimular a medição de temperatura corporal dos estudantes
pelos pais ou responsáveis antes de saírem de casa;
Medir a temperatura de todas as pessoas que chegarem à
instituição e proibir a entrada daquelas que apresentarem 37,5°C ou mais;
Estimular a higienização de bolsas e objetos com solução
desinfetante;
Criar um sistema de desinfecção para que as pessoas
atravessem na entrada da escola;
Encorajar alunos a irem para a instituição de ensino
separadamente ou apenas com responsáveis ou familiares que morem na mesma casa;
Adicionar barreiras físicas, como telas flexíveis de
plástico, ou intercalar a utilização dos espaços, como as pias dos banheiros,
quando as estruturas não permitem distanciamento mínimo de 1,5 metro de
distância;
Fechar espaços de uso comum não necessários para a
realização das aulas, sempre que possível.
O que não
pode
Permitir que os alunos lanchem ou almocem em locais não
indicados para isso;
Permitir que qualquer pessoa, aluno, profissional,
fornecedor, terceirizados ou visitantes, esteja sem o uso devido de
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
Induzir o contato entre alunos ou o compartilhamento de
materiais de uso pessoal;
Controlar o acesso à escola com equipamentos que exijam
contato manual dos colaboradores e alunos, como controle biométrico, assinatura
de ponto e digitação de senhas;
Deixar que alunos se aglomerem em áreas comuns,
principalmente alunos de turmas diferentes;
Fazer com que os alunos troquem de sala de aula durante o
turno escolar, exceto nos casos de aulas práticas laboratoriais, de educação
física ou outras que necessitem de ambiente adequado fora da sala de aula
habitual;
Deixar abertos espaços dedicados às atividades lúdicas.
A SESA assegura que em Aurora, assim como nos demais
municípios do estado, a prefeitura permanece autônoma para decidir sobre o
próprio plano de retomada das aulas da rede pública.
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